Coluna Esplanada

Risco de incêndio no Congresso alerta para plano de reforma engavetado

Leandro Mazzini

senado

O início de incêndio no Anexo I do Senado Federal na segunda-feira deixou preocupado o presidente Renan Calheiros (PMDB-AL).

Não apenas pela vida e saúde dos funcionários, mas porque há anos a Casa Alta vem adiando uma reforma para modernização do sistema de combate a incêndio e outras obras de prevenção.

Estudos de engenheiros já apontam a necessidade urgente de reforma de partes do decano edifício projetado por Oscar Niemeyer, como troca dos elevadores e instalação de uma escada externa de escape para casos de incêndio ou outros acidentes.

Projetado no fim dos anos 50, o prédio está inadequado para as regras atuais de segurança. Não houve tumulto na evacuação porque o Senado está em recesso branco com as campanhas.

Como notório, Renan Calheiros foi eleito com a promessa de economizar R$ 300 milhões por ano em custos no Congresso Nacional.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook  

_____________________________

IGREJA SUPRAPARTIDÁRIA

Numa frente suprapartidária, católicos criaram o votocatolico2014.com , para indicar aos internautas quais são os candidatos da Igreja a deputados e senadores.

FNE AOS 50

Na terça que vem, a Câmara dos Deputados promove às 9h30 Sessão Solene em homenagem aos 50 anos da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE). Em 2006 a entidade lançou o projeto ‘Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento’, com participação de milhares de engenheiros, e o documento é um dos que norteia obras do PAC.

____________________________

PRECIPITAÇÃO..

O presidente do PSL, Luciano Bivar, vive crise existencial. Assim que soube da morte de Eduardo Campos, retirou o apoio a Marina Silva e viajou para Brasília. O compromisso do seu partido é o imposto único para todos os brasileiros. Conversou com Aécio Neves e a presidente Dilma, mas não conseguiu adesão à proposta.

bivar

Bivar – Ele conversou muito para ficar no PSB com Marina

..E CONSEQUÊNCIA

Bivar então voltou-se para Marina e o vice Beto Albuquerque, e retomou o apoio aos candidatos do PSB. O mistério é o que o PSL defende: o ambientalismo de Marina ou as afinidades com o agronegócio de Albuquerque.

____________________________

VOTO A VOTO

A cada adesão de uma liderança do partido adversário, as chapas de Armando Neto (PTB) e Paulo Câmara (PSB) comemoram como uma vitória antecipada em Pernambuco. Segunda, Armando comemorou a conquista de dois prefeitos do Agreste, ambos do PSB. Ontem, Câmara anunciou apoio de um vereador do PTB.

O que se sabe no Nordeste é que o pragmatismo e os arranjos de pé-de-ouvido funcionam muito na hora do acordo. Não nas urnas.