Coluna Esplanada

Era Mantega com os dias contados no governo

Leandro Mazzini

mantega

Mantega de saída – acabou a paciência da presidente Dilma com ele. Foto: ABr

Guido Mantega foi rifado.

Mais longevo ministro da gestão PT no governo federal, o titular da Fazenda está com os dias contados.

Pressionada pelo mercado financeiro e com a política econômica criticada por vários setores, a presidente Dilma Rousseff decidiu trocar o ministro se for reeleita – e ela fez chegar esse recado até aos financiadores da campanha.

O artífice da mudança é o chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, que já procura potencial substituto de consenso na praça. Um detalhe, ao contrário do que circula no boca-a-boca,  Mercadante não quer a vaga do colega. Mira a disputa para a presidência em 2018, como candidato de Dilma e Lula.

FOGO AMIGO

Parte da cúpula do PT convenceu a presidente sobre a mudança, com a justificativa inclusive de que os financiadores da campanha fogem por causa de Mantega.

VOZ INDUSTRIAL 

O setor que mais pressiona a presidente pela mudança é a indústria. Mesmo com a política de desoneração de anos para cá.

A indústria está insatisfeita por dois motivos: um, porque as desonerações não alcançaram todos os setores. Outra, porque são ações paliativas. O setor está no sal.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook  

___________________________

O TSE E O PT

A partir de setembro o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) terá a maioria dos seus ministros indicados para o Judiciário pelo PT. Além do presidente, Dias Toffoli, foram nomeados pelo partido os ministros Luiz Fux, Maria Theresa, Henrique Neves e Luciana Lóssio. Chegaram ao Judiciário pelas mãos do PSDB o vice-presidente do tribunal, Gilmar Mendes e o corregedor, João Otávio Noronha.

SINCERICÍDIO 

A mais sincera no debate da Band foi Luciana Genro (PSOL). De primeira, chutou a canela de cada adversário, com indiretas irônicas sobre os contatos dos presidenciáveis.

PAIZÃO, ESSE..

O ‘jeito Luciana Genro de ser’ remete a piada do pai, o governador Tarso Genro (PT), que certa vez confidenciou para um aliado: aproveita sua filha enquanto criança, depois ela cresce e entra para o PSOL..

________________________________

 PEIXE NA MESA

lopes

Lopes – Desafio de superar ou manter meta do pescado. Foto: ABr

O Ministério da Pesca investe pesado na Semana do Peixe, no início de setembro, que integra o calendário de alto consumo junto à Semana Santa todos os anos. Segundo a pasta, nos últimos dez anos, o consumo mais que dobrou no Brasil.

No período de 2012 para 2013, o consumo no País cresceu quase 25%, ultrapassando o mínimo estabelecido pela Organização Mundial da Saúde – 12 Kg/habitante/ano.

Hoje, a população consome em média 14,5 quilos de pescado por habitante/ano.

________________________________

DESAFINOU NA MESA

Sábado passado, durante almoço com amigos em Amsterdam, o Maestro Claudio Cruz – que durante mais de 20 anos atuou como spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, disse alto que o Secretário de Cultura, Juca Ferreira, era inapto para o cargo. A Coluna não conseguiu localizar o maestro.

___________________________

A VOLTA DOS MARINEIROS

A turma jovem da criação frustrada da REDE, que andava desanimada pelas ruas e sumida das redes sociais, voltou à ativa com toda pompa e força. Em defesa de Marina Silva, os ‘marineiros’ criaram um site para ‘rebater mentiras’, segundo contam. É o < http://marinadeverdade.strikingly.com/ >

_____________________________

AMIGOS, AMIGOS..  

Roberto Requião (PMDB) se diz amigo de Marina, mas também se mostra um pragmático quando o assunto é política. Criticou a candidata, diz que vai votar em Dilma, porque Marina defende a autonomia do Banco Central. Ele não, quer como está.

requiao

Requião e Marina – só amigos , fora da política. Foto: blog do esmaelmorais.com.br

BC À PARTE

Candidato ao governo do Paraná, Requião tascou numa entrevista: “Pra que votar na Marina? Para entregar tudo ao Itaú?”, sobre a coordenadora de campanha dela, Neca Setúbal, ser uma das herdeiras do bancão privado.

_____________________________

PONTO FINAL

Enfim, os candidatos a presidente da República amadureceram no debate. Pelo menos na TV.