Coluna Esplanada

Pesquisas eleitorais motivam debandadas nos Estados

Leandro Mazzini

pimentel

O petista Pimentel – apoio súbito de ex-aliados do tucanato em Minas. Foto: diariodenoticias.com.br

Desdenhadas por candidatos a presidente muitas vezes, as pesquisas eleitorais ganharam muita atenção das cúpulas de partidos e marqueteiros este ano.

A eleição pode ser sui generis e as sondagens têm causado escancaradas debandadas e traições de tratos feitos meses atrás.

Com Fernando Pimentel (PT) à frente para o governo de Minas, 18 prefeitos do PR – fechados com Pimenta da Veiga (PSDB), o candidato do presidenciável Aécio Neves – foram liberados para apoiar o petista.

No Paraná, Gleisi Hoffmann, em desvantagem clara, mal usa a imagem da presidente Dilma na TV e materiais de campanha.

Em Goiás, o governador Marconi Perilo (PSDB), que disputa a reeleição, não faz campanha para Aécio Neves. No Rio, há debandada gradativa e velada de petistas e peemedebistas para o palanque de Garotinho (PR).

QUEM MANDA

A debandada dos 18 do PR em Minas foi autorizada pelo deputado federal Bernardo Figueiredo, padrinho dos alcaides. Oficialmente, o PR ainda apoia Pimenta.

MAGOOU 

marconi

Marconi – ele não esquece o abandono de Aécio na CPI.

Marconi não esquece que Aécio o abandonou à sorte na CPI do Cachoeira. O governador estranhou o silêncio do aliado tucano, e tentou várias audiências, em vão. Nem ligações conseguia fazer.

NOVA CHANCE

Na frente até aqui, Pimentel, com o apoio do PMDB, tem chance de por fim à era Aécio Neves no governo e provocar uma vergonhosa derrota do tucano ‘em casa’. Os tucanos voltaram as baterias para Minas, segundo maior colégio eleitoral do País.

A CHANCE 2 

Em Brasília, se o STJ reverter a impugnação de José Roberto Arruda, determinada pelo TSE, o ex-governador que saiu preso pela PF da residência oficial tem chances de levar até no 1º turno o Palácio do Buriti, com a alta rejeição do governador Agnelo Queiroz (PT).

Siga a coluna no Twitter e no Facebook  

__________________________

O FACILITADOR..

Marcelo Toledo aparece em vídeos promocionais no YouTube e envia e-mails spam para oferecer 300 vistos de trabalho, por um ano, na Nova Zelândia. ‘Não precisa saber inglês e tem que ter menos de 30 anos’, anuncia. Cobra R$ 900 por cadastro e facilita o visto junto ao site da Embaixada do país da Oceania.

Até sexta à noite dizia ter vagas. Mas num esforço, basta qualquer cidadão que tenha conhecimento básico de língua inglesa se cadastrar no site da Embaixada, sem pagar o que ele cobra. Não há sorteio. É como preencher o pedido de visto para os EUA, por exemplo, ou outro País. Detalhe: o ‘sorteio’ não garante emprego na Nova Zelândia. Você chega lá e se vira.

MTE MANDA A LETRA

De acordo com a Secretaria de Inspeção do Trabalho, o Ministério do Trabalho no Brasil tem responsabilidade apenas para vistos de estrangeiros que vêm trabalhar aqui – há neozelandeses que vêm, diz o facilitador. Nestes casos, somente o MTE tem autonomia para emissão dos vistos. ‘Qualquer procedimento para retirada do documento que não esteja relacionado às regras do ministério é ilegal e não válido’.

VIROU A URNA

A cúpula do PT já dá como certa Marina na frente de Dilma ainda no 1º turno. Datafolha de ontem já mostra Marina Silva (PSB) empatada com a presidente Dilma.

GARIMPANDO 

O ex-deputado Virgílio Guimarães é visto na ponte-aérea Belém-São Paulo há meses. Há notícias de amigos de que tenha virado garimpeiro no interior do Pará. O filho, Gabriel Guimarães (PT-MG) relata o novo Código Mineral na Câmara. A Coluna não conseguiu contato com ambos.

3G

Depois de passar uma pendenga para instalar os serviços, a Nextel respira aliviada. Fi a única a cumprir 100% da meta para 3G em Brasília e entorno, segundo revelou a Anatel em relatório das medições. Foi líder em ‘velocidade instantânea’ em abril e maio.

CONTRAMÃO

Em seu governo, Eduardo Campos criou o sistema BRT para a Av. Caxangá, no Recife, a segunda maior avenida em linha reta do Brasil, com 6,2km. O BRT não foi inaugurado, e a prefeitura fechou as duas vias. O trânsito é um caos na cidade.

_______________________________

RAFAEL ''KIRCHNER''

correa

Rafael Correa – cara de bonzinho só na foto. Foto: theguardian.com

Baixou a Cristina Kirchner no presidente do Equador, Rafael Correa. É o que fica notório com os sucessivos acontecimentos que fecharam o jornal oposicionista Hoy em Quito. O diário foi multado há poucos dias em US$ 57 mil por.. não ter divulgado a tiragem numa edição.

A empresa já sobrevivia com finanças ruins, e abriu mão da edição impressa, investindo tudo na edição online. Mas o governo deu celeridade ao fechamento em publicação no Diário Oficial de lá, sem qualquer direito de os diretores do veículo recorrerem a instâncias jurídicas. O jornal também acusa o governo de boicote em anunciantes. A denúncia é da Organização Repórteres Sem Fronteira.

________________________________

NOVO CONFRONTO

A Folha, Rádio Jovem Pan, SBT e UOL realizam amanhã em SP, ao vivo a partir das 17h45, o debate entre os presidenciáveis. Detalhes aqui