Coluna Esplanada

Dilma bate Aécio em Minas e até Lula é assombrado por Marina

Leandro Mazzini

Não é só o efeito Marina Silva que assusta o tucano Aécio Neves.

A situação ficou feia para o senador e ex-governador de Minas até em seu reduto eleitoral, de onde saiu com 92% de aprovação do governo.

Pesquisa DataTempo aponta queda do tucano de 41,2% para 26,5%! Dilma passou a liderar com 36,1%. Marina em 20%.

ATÉ TU, LULA

O chefe de gabinete do presidente do PT, Francisco Campos, diz que não procede. O chefe da Casa Civil do Planalto aposta ser coisa da oposição. A assessoria do PT informa que não procede. Mas uma notícia que circula na alta roda política tem assombrado a cúpula do PT de dias para cá.

O Plano B de parte do PT com o ‘Volta, Lula!’ está enterrado.

O partido encomendou sigilosamente uma pesquisa há poucos dias, para ‘consumo interno’, incluindo Lula no lugar de Dilma Rousseff na disputa presidencial, contam à Coluna fontes ligadas aos dois.

Os números são assustadores para o PT: Marina também empata com Lula, dentro da margem de erro, mas com chances de vencer. Pela Lei Eleitoral, Dilma pode ser substituída até 20 dias antes da eleição.

É a turma do ‘Volta, Lula!’, que nunca gostou de Dilma, quem voltou a patrocinar dentro do PT o discurso de que é hora de pensarem em Lula na disputa.

PROJETO EM RISCO

Lula está reticente, como sempre se mostrou até meses atrás. Mas com a onda Marina crescendo, ele sabe que não é só Dilma em risco: é todo o projeto de Poder do PT.