Coluna Esplanada

Por R$ 2 bilhões, governador tucano trai Aécio com Dilma

Leandro Mazzini

Marconi Perillo ‘Dilmou’.

Governador de Goiás por três mandatos, no berço do agronegócio, e candidato à reeleição com chance de vencer, o tucano Marconi Perillo trocou Aécio Neves pela presidente Dilma Rousseff (PT), escancaradamente.

Marconi tem indicado há meses que fará campanha para a presidente Dilma se ela for ao segundo turno.

A traição eleitoral tem dois motivos: Marconi não perdoa o abandono de Aécio durante a CPI do Cachoeira, quando foi bombardeado e o presidente do PSDB sumiu; e principalmente porque o governo de Goiás negocia com a Eletrobras a venda de 51% da Companhia Energética do Estado, a Celg, em crise financeira.

Atualização quarta, 17h55 – O governo federal deve aportar R$ 1,9 bilhão na estatal goiana, para ‘reestruturação’. O documento de proposta de aporte foi assinado na noite desta terça-feira, mas só pelos diretores da Celg. Sem as pompas cerimoniais previstas para esta quarta pela manhã, cujo evento foi cancelado. O documento foi enviado para análise do Ministério da Fazenda.

Desde o ano passado Marconi negocia a venda da Celg para a Eletrobras, cuja negociação passa diretamente pelos gabinetes do Planalto.

ENERGIA NA VEIA!

Quem faz a ponte entre Marconi e Dilma é o médico Roberto Kalil, o famoso cardiologista que cuida de Lula e da presidente em São Paulo. Foi Kalil quem pediu audiência para Marconi mês passado.

Dilma só recebeu Marconi no Planalto, como revelou a Coluna, a pedido do médico. Neste domingo, Marconi almoçou em Anápolis (GO) na casa de pessoa próxima de Kalil.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook