Coluna Esplanada

Esplanadeira: O Orçamento amarrado, a autofagia tucana e Neca no PSB

Leandro Mazzini

'Esplanadeira' é a seção com bastidores, denúncias, dicas, análises – as curtinhas do blog ao fim do dia:

ORÇAMENTO AMARRADO

Do presidente do TCE de Goiás, Edson Ferrari, em evento no TCE do Sergipe sobre os 50 anos da lei 4320, de fiscalização das contas públicas: 74% do orçamento da união vai para custeio de benefícios diretos – servidores, bolsas, repasses sociais.

PENDURA

Ainda segundo Ferrari, a dívida interna do governo federal e dos Estados atualmente é impagável: são R$ 3,5 trilhões.

SAI, NÃO SAI..

O comando da campanha de Marina Silva (PSB) discutiu a portas fechadas, a pedido da empresária, a saída de Neca Setúbal, sócia-herdeira do Itaú, para preservar a candidata de ataques. Decidiram que Neca fica. Sair seria passar recibo às acusações petistas.

SEM NOÇÃO

Candidato à reeleição, o deputado Wolney Queiroz (PDT-PE) está ‘perdido no tiroteio’. Faz questão de alinhar-se com PDT nacional, junto a Dilma, cujo candidato é Armando Neto (PTB), mas no reduto Queiroz apoia Paulo Câmara (PSB), aliado de Marina.

AÇÃO E REAÇÃO

Há anos a autofagia tucana não para. Nas anteriores, Aécio Neves foi acusado veladamente por aliados de abandonar José Serra (2002 e 2010) e Alckmin (2006) na disputa pelo Planalto. Agora, é Aécio quem leva o troco. Está perdendo até em Minas.

LULA, O ESPERTO

De um expert que trafega na política desde que dom Pedro soltava pipa: O ex-presidente Lula torce também por Marina Silva. Seria uma forma de ele voltar por cima numa candidatura em 2018.

É que com a bomba armada na economia e a recessão, Marina ou Dilma terá dificuldades para governar nos próximos dois anos.