Coluna Esplanada

Economista brasileiro torna-se referência sobre BRIC na Ásia e Europa

Leandro Mazzini

O economista e politólogo brasileiro Marcos Troyjo realiza nesta semana série de conferências nas principais universidades, centros de pesquisa e empresas da Coreia do Sul.

Colunista da Folha de S.Paulo e articulista convidado do Financial Times e The Economist, Troyjo é diretor-fundador do BRICLab, da Columbia University, em Nova York, e tornou-se nos últimos anos referências para entrevistas em jornais dos países do BRIC, EUA, Reino Unido, e palestrante em universidades.

Troyjo foi escolhido como orador principal do ''Brazilian Festival 2014'', semana de atividades culturais e empresariais organizadas em parceria pela Embaixada do Brasil em Seul e algumas das maiores corporações coreanas como Samsung, Hyundai, SK e Hana Bank.

Para Thok-kyu Limb, editor da revista Diplomacy, que circula em inglês na Coreia do Sul, o ciclo de conferências proferidas por Marcos Troyjo ''é uma grande oportunidade para líderes e formadores de opinião sul-coreanos conhecerem as análises de um dos mais prestigiados pensadores do cenário global e dos desafios das potências emergentes''.

O professor brasileiro dará aula magna na Universidade Nacional de Seul a convite do professor Keun Lee, vencedor do Prêmio Schumpeter de Economia 2014. Troyjo falará também à Academia Diplomática do Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul.

Em seu giro pelo país, Troyjo mantém encontros com Kyonglim Choi, vice-Ministro de Comércio, Indústria e Energia (MOITE), e com Youngah Park, Presidente do Instituto Coreano de Avaliação e Planejamento Tecnológico (KISTEP). Na pauta, como estratégias corporativas para a inovação adotadas por empresas sul-coreanas e o modelo educacional daquele país oferecem lições para os BRICS e particularmente para o Brasil.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook