Coluna Esplanada

Esplanadeira: Só teve santo, freira e coroinha no debate das TVs católicas

Leandro Mazzini

SÓ TINHA SANTO..

Os candidatos entraram no clima cristão de Aparecida. No vestuário. Toda de branco, Dilma foi de Papa Francisco. O tailler de Luciana Genro (PSOL) parecia batina de bispo em Semana Santa. A fala de E. Jorge (PV) lembrou líder de pastoral da Terra.

..FREIRA E COROINHA

Marina Silva (PSB) combinou as cores oficiais da Igreja: amarela e branca. E Aécio deu uma de coroinha ao lembrar que bispo mineiro é seu padrinho.

OUTRA REALIDADE

Os trackings do Palácio do Planalto – pesquisas diárias de intenção de voto – mostram empate entre a presidente Dilma e Marina Silva no primeiro turno.

FÔLEGO

Aécio Neves (PSDB) chegou animado a Aparecida (SP) para o debate nas TVs católicas. Duas horas antes da divulgação no Jornal Nacional, ele já sabia de que subira 4 pontos no Ibope. Mas continua longe das líderes.

DESCARRILOU

Levy Fidelix (PRTB) pede tempo equivalente a outros candidatos numa reforma política, mas é a primeira vez em 20 anos que não fala em Aerotrem.

GUARDA-COSTAS

O marqueteiro de Dilma, João Santana, protagonizou uma discussão esquentada com os assessores especiais de Aécio Neves e Pr. Everaldo nos bastidores do debate, para que a presidente tivesse direito de resposta.

NEUTRO

Aécio Neves caminha para a neutralidade se não for ao segundo turno da eleição. Provável aliança do PSDB ou DEM a Marina parte da turma da boquinha, diz aliado, não avalizada pelo presidente do PSDB. Apostar em Marina seria se matar em 2018.

REI E RAINHAS

Dilma, Aécio e Marina Silva foram os únicos, dos oito convidados pela CNBB, que não se hospedaram na Pousada do Bom Jesus, do Santuário, preparada para receber os presidenciáveis. O trio preferiu hotéis de luxo em Aparecida.

ÊPA, ÊPA

No debate de terça, a presidente Dilma tomou para si a responsabilidade de descobertas de maracutaias na Petrobras. Não é. A Polícia Federal é subordinada ao Ministério da Justiça, mas independente e, como já demonstrou, apartidária.

PONTO FINAL 

Se os detentos de Pedrinhas soubessem como vai o Maranhão do lado de fora, teriam ficado no presídio.