Coluna Esplanada

Esplanadeira: Ciro Nogueira sumido do Piauí e o fôlego de Feldman

Leandro Mazzini

'Esplanadeira' traz bastidores, denúncias, dicas, análises – as curtinhas do blog do dia:

CADÊ CIRO?

Sumido do Piauí desde que foi citado como suspeito de receber propina de Paulo Costa (ex-Petrobras), o senador Ciro Nogueira (PP) foi visto na garagem da Assembleia de SP há dias. Longe do reduto onde sua esposa concorre a vaga de deputada federal.

GRATIDÃO ELEITORAL

Na reta final da campanha, Jofran Frejat, que substitui José Roberto Arruda (PR) na disputa para o governo do DF, ganhou apoio de movimentos católicos. O Pró-Vida se diz grato pela atuação que teve quando presidente da Comissão de Seguridade Social.

Na Câmara Federal, Jofran foi o responsável pela derrota do PL 1135/91 de autoria do deputado Eduardo Jorge (PV) – hoje candidato a presidente – que legaliza o aborto.

POR CIMA

Anda animado o deputado federal Walter Feldman (PSB). Ele deixou o PSDB por brigas internas no diretório paulistano. A ascensão de Marina o fez ganhar fôlego, como coordenador, e virar alvo de beija-mão de quem nem ligava para ele.

EXECUTIVOS

Os candidatos ao Senado por Pernambuco Fernando Bezerra (PSB) e João Paulo (PT) falam como se disputassem o Executivo. Ex-ministro da Integração, Bezerra só mostra as obras de irrigação que tocou. JP faz campanha relembrando os tempos de prefeito do Recife por dois mandatos. Hoje é deputado federal.

CASO FICK 

O chefe da Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai, Luis Rojas, confirmou que tem relatório com provas que ligam a milícia Exército do Povo Paraguaio aos traficantes do país. Há seis meses eles sequestraram Arlan Fick, filho de lavradores brasileiros.

TAXIANDO NA URNA

A Infraero e o sindicato patronal, o Sina, angariaram apoio do ministério da Aviação no acordo que estendeu a estabilidade dos servidores de 2018 para 2020. Mas a turma, com as concessões dos aeroportos e remanejamentos, não anda satisfeita com o governo.