Coluna Esplanada

Esplanadeira: Caiado se alia a católicos e IBGE com o Pnad ‘sem make’

Leandro Mazzini

'Esplanadeira' traz bastidores, denúncias, dicas, análises – as curtinhas do dia no blog:

CANDIDATO-TESÃO VOLTA ACOMPANHADO

Voltou forte (nas propagandas) nas dependências internas dos motéis do Recife o candidato-tesão, Waldemar Borges (PSB). Além de sua imagem, as placas agora têm Paulo Câmara (Governo) e até o falecido Eduardo Campos.

RUMO AO GUINNESS

Até dezembro o Piauí entra no Guinness como o Estado onde mais se realizou pesquisas eleitorais em 2014 (E onde todo candidato é favorito em cada uma delas).

LADO DE LÁ.. E CÁ

Cláudia Wallin lançou o livro ‘Um país sem excelências e mordomias’, sobre a vida simples dos parlamentares da Suécia – moram em quitinetes e andam de bicicleta.

Por aqui, sub do sub de um deputado anda de carro oficial com motorista. O caso sueco faz lembrar cena curiosa que Fernando Gabeira e Cid Benjamin presenciaram em Estocolmo, quando exilados na ditadura. Certo dia viram um senhor de terno sair de lanchonete de bicicleta. Era o então… ministro da Cultura.

EFEITO DO PIB

Os deputados federais em Pernambuco deixam seus candidatos estaduais com os cabelos em pé. É que sem Eduardo Campos os recurso minguaram e os repasses dos federais começaram a atrasar. Nem agenda conseguem no palácio do Governo.

TROPA DO CAIADO

Candidato ao governo de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM) consultou movimentos católicos de Brasília e pretende atacar Vilmar Rocha (PSD), candidato ao Senado pela chapa governista, e ligá-lo ao pró-aborto. É contra-ataque. Em entrevista recente, Vilmar disse que Caiado e Iris Resende (candidato ao governo), são o ‘velho Goiás’.

PONTO FINAL

Rola nas redes: O IBGE adotou a moda ‘sem make’ e pôs a verdadeira cara do Brasil no novo Pnad… mas a inquilina do Planalto não gostou.