Coluna Esplanada

Esplanadeira: A inflação do vereador e o relatório combinado dos militares

Leandro Mazzini

'Esplanadeira' traz bastidores, denúncias, dicas, análises – as curtinhas do dia no blog:

INFLAÇÃO

Uma ex-deputada reclamou ontem: Tem vereador de capital do Nordeste pedindo R$ 500 mil para apoiar candidato a presidente nesta reta final..

SÓ SÃO PEDRO SALVA

São Paulo pode ficar sem água em 51 dias se não chover. A nascente do rio São Francisco em MG secou. Isso porque a transposição do rio não foi concluída.

MILITARES X GOVERNO 

A despeito do nariz torcido dos militares para a presidente Dilma e a Comissão da Verdade (CNV), um historiador que entende do assunto crava que o relatório das Forças Armadas enviado à CNV foi muito bem acordado entre os órgãos envolvidos, dos dois lados, para evitar uma crise institucional na entrega do relatório final em dezembro.

‘Celso Amorim se acertou com os comandantes militares para tentar abafar ao máximo. E com o (Pedro) Dallari e Dilma para não fazer muita onda’, diz um conhecedor dos meandros. ‘As três Forças Armadas enviaram ofícios pífios, informando que nada sabem’.Caberá à CNV ratificar no seu relatório que houve torturas.

CALMA, GENTE!

O movimento católico ProVida de Anápolis (GO) fez lista com 12 partidos que considera ‘perigosíssimos’ contra direitos cristãos. O PT lidera, seguido pelo PCB, PCdoB, PPS…

HISTÓRIA SE REPETE

Exatos 13 anos após o atentado de 11 de setembro, Barack Obama anuncia que vai armar e treinar milícias sírias para combaterem o avanço do Estado Islâmico (EI) no despedaçado Iraque. O 11/09 começou muitos anos atrás, quando os EUA fizeram o mesmo com os talebans para barrar a tentativa de invasão da Rússia no Afeganistão.

Nunca encontraram armas químicas no Iraque,o motivo do ataque dos EUA. Seu presidente, Sadam Hussein, era tão poderoso que foi pego impotente e assustado num buraco sujo como rato. Bush filho hoje se esconde numa fazenda e confidenciou a investida contra Sadam: ele queria matar papai..

TROCO

O plenário vazio no discurso da presidente Dilma na ONU, sobre o clima, antes da abertura oficial, é reflexo da reprovação à neutralidade do Itamaraty sobre variados assuntos. Para piorar, ela defendeu diálogo com os terroristas do Estado Islâmico..

JABUTI COM J (De Justiça)

Na lista dos 10 finalistas, na categoria Direito do Prêmio Jabuti de 2014, estão dois livros editados pela associação da Saraiva com o Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP): Comentários à Constituição do Brasil, de J. J. Gomes Canotilho, Ingo Sarlet, Lenio Streck e o ministro Gilmar Mendes; Direito à Saúde: paradigmas procedimentais e substanciais da Constituição, de Alvaro Ciarlini.