Coluna Esplanada

Esplanadeira: PMDB e ministro esqueceram a revista no avião de Amorim

Leandro Mazzini

'Esplanadeira' traz bastidores, denúncias, dicas, análises – as curtinhas do dia no blog:

FÚRIA OFICIAL

Uma fúria tomou os ministros do PMDB e o da Justiça, José Eduardo Cardozo, sobre a revista da PF no avião de Lobão Filho (PMDB), candidato ao governo do Maranhão, após denúncia anônima. Mas até hoje nenhuma nota do Itamaraty – que abafou o caso – e um pio dessas autoridades foram soltos sobre outro episódio.

amorim

Amorim: mesmo depois que se revelou a revista no avião da FAB, ninguém esbravejou por ele. Foto: EBC

É sobre a revista que a Polícia Nacional do presidente Evo Morales fez no jato da FAB quando o então chanceler Celso Amorim passou por La Paz em 2011, impedido de decolar enquanto não terminassem a vistoria – não praxe para representantes de chefes de Estado. Depois de revelado em 2013, pelo colunista Cláudio Humberto, e com a repercussão internacional, Evo pediu desculpas.

CÓDIGO FROUXO

Prova de que o Código Penal é frouxo: O ministro do STF Dias Toffoli determinou a execução imediata da prisão do ex-senador Luiz Estêvão, condenado há anos por uso de documentos falsos para esconder bens. A pena é de 3 anos e 6 meses. Mas a Justiça poderá decidir por pena em liberdade, por se tratar de menos de 4 anos de condenação.

A exemplo de Estêvão – também condenado no famigerado processo de superfaturamento da obra do TRT-SP – estão soltos e milionários o bicheiro Carlinhos Cachoeira e o mensaleiro Delúbio Soares, ambos condenados.

Estêvão passeia por Brasília de Ferrari, é dono de prédios – alguns alugados para o governo – e recentemente gastou quase R$ 1 milhão em festa da filha. Seu escritório é a única casa vizinha da.. residência oficial do presidente da Câmara dos Deputados.

PONTO FINAL

“O maior problema do Brasil é a impunidade”
José Alencar, vice-presidente da República, em 2010, em entrevista a este repórter.