Coluna Esplanada

Com nascente seca, rio São Francisco agoniza em Pirapora (MG)

Leandro Mazzini

pirapora1

Fotos de Aparício Mansur

Em Pirapora, município cravado no meio Norte de Minas Gerais e um dos mais belos trechos do rio, o leito do São Francisco está em filetes d’água há semanas – em alguns trechos praticamente secou, conforme revelam fotos enviadas por leitores.

Além da estiagem, e da notícia preocupante da seca na nascente ( lembre aqui ), há fatores agravantes como assoreamento e poluição. Em alguns pontos debaixo das duas pontes na cidade, atravessa-se a pé onde havia forte correnteza.

Pirapora fica a 500 km do Parque Nacional da Serra da Canastra, a nascente do rio.

pirapora2

Atualização quinta, 2, 16h – Ao ler esta notícia, o engenheiro ambiental Jurandir Lima, de São Paulo, enviou mais fotos de recente excursão que fez pela rota do Rio Chico, confirmando a grave situação do leito – quando há.

''No ano de 2000 realizei uma expedição percorrendo todo o Rio São Francisco, desde a nascente até a foz, no Atlântico. No ano de 2002 iniciei minhas pesquisas sobre o Grande Sertão: Veredas, tão bem descrito pelo Guimarães Rosa, e, desde então, retorno à região todos os anos'', diz Lima, que refez o roteiro semana passada e conferiu de perto a situação calamitosa do percurso, em especial Três Marias, Pirapora e Januária.

''Nunca vi o 'Velho Chico' tão seco quanto desta vez. A situação é de doer o coração. Em Três Marias, conversei com seu Norberto dos Santos – pescador que mora às margens do Rio, há 55 anos – que afirmou nunca ter visto o rio desta maneira (a represa de Três Marias está com apenas 6% da sua capacidade de armazenamento e, se chegar a 4%, vai parar de gerar energia elétrica).

Em Várzea da Palma, município entre Três Marias e Pirapora, o engenheiro ambiental lembra que cruzou um riacho afluente do São São Francisco que simplesmente secou. ''Conversei com seu Gerson Gonçalves – 80 anos, morador local desde que nasceu – e disse que 05 vacas do seu rebanho já morreram pela seca''.

Neste link, um documentário de Jurandir com o cineasta Silvio Tendler sobre a rota de Grande Sertão, Veredas.

chico1

Imagem mostra o alto banco de areia no leito seco do rio Chico, em Pirapora – em situação normal, toda esta área estaria alagada. Fotos de Jurandir Lima

chico2

Leito de riacho afluente do rio Chico secou em Várzea de Palma, município próximo a Pirapora.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook