Esplanadeira: O fogo amigo no PT mineiro e a atrapalhada pesquisa em Goiás
Leandro Mazzini
'Esplanadeira' traz bastidores, denúncias, dicas, análises – as curtinhas do dia no blog:
FICA A DICA
Para estudioso atento, um trunfo: daria tese de mestrado e doutorado a relação entre a greve de bancários às vésperas de eleições e a baixa compra de votos com dinheiro vivo.
IBOPE GOIANO
Tremenda trapalhada do Ibope na penúltima pesquisa divulgada para o governo de Goiás quase deixou de fora do debate na TV Globo, na terça, o candidato do PT Antônio Gomide. O instituto admitiu erro de digitação ao inserir um candidato inexpressivo com 5%, em vez dos certo 0,5% . O petista tinha 7% e surgiu com 4%.
LIBEROU GERAL
A três dias da eleição, algumas estações do metrô de Brasília ontem operaram com catracas liberadas. Segundo seguranças, foi pela falta de funcionários. Há uma briga entre o sindicato e o governo do DF. Não por reajuste, mas por mais contratações.
FOGO AMIGO
O deputado Durval Ângelo (PT) era cotado para presidente da Assembleia de Minas, se reeleito. Era, porque caiu antecipado pela língua no vídeo em que aparece numa sala citando apoio dos ‘petistas dos Correios’ para Dilma. A reunião foi entre aliados..
PRA TODO MUNDO
Em seu blog oficial, os Correios divulgaram lista de 16 partidos – da base e oposição – com as respectivas quantidades de Mala-direta Domiciliária de campanha distribuída nacionalmente. O PT lidera: 804 mil folders. O PMDB teve 133 mil. O PSDB, 81,9 mil.
A direção dos Correios provocou o tucano Aécio Neves ontem, que pretende denunciar a estatal por uso eleitoral do PT: Informou que em agosto e setembro, distribuiu 11,2 milhões itens da campanha do PSDB em Minas, ‘sem qualquer reclamação do cliente’.