Coluna Esplanada

Esplanadeira: O delegado da picape em GO e o Tomate com Pimenta em MG

Leandro Mazzini

'Esplanadeira' traz bastidores, denúncias, dicas, análises – as curtinhas do dia no blog:

VIOLÊNCIA EM SC

O cenário de caos na segurança em Santa Catarina pré-eleição teve o cerne há dois anos com o assassinato da esposa de um diretor do presídio. Em retaliação, com forte suspeita de mandante de dentro da cadeia, os detentos tiveram direitos cortados – como visitas. Aos advogados, alguns presos relataram que houve tortura de encarcerados.

MOMENTO FELIZ

Pr. Everaldo tem dito a aliados que um dos momentos mais felizes de sua campanha foi o dia em que palestrou para 400 CEOs convidados do BTG Pactual, a pedido do banqueiro André Esteves. Ele, um ex-servente de pedreiro, falou para os executivos.

BAIXA NO SENADO 

Apenas dois senadores do PT foram eleitos – no Pará e no Rio Grande do Norte. Para quem almejava Rio, Minas etc, é muito pouco. E o partido perdeu um em SP: sai Suplicy e entra o tucano José Serra.

UAI, SÔ!?

Aécio na TV dizia: ‘Se você quer algo parecido (com o governo Dilma), vote na Marina’. E propunha seu voto como mudança. Agora, o tucano sonda apoio de Marina.

RAIOS X

Em Tupã (PR), o senador reeleito Álvaro Dias obteve surpreendentes 92,45% dos votos válidos, com 4.361. Ricardo Gomide (PCdoB) conseguiu 226 (4,85%) e o bilionário Marcelo Almeida (PMDB), 90 votos (1,91%).

O POVO PAGA 

Saiu barato para o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa. Além de solto, viajou de jatinho da PF – merecia um camburão no trecho Curitiba-Rio – e agora terá escolta 24 horas da PF por sua segurança, durante um ano.

ON THE ROAD

Investindo nas redes sociais 24 horas e rodando Goiás numa picape, em cuja carroceria fazia comícios, Delegado Waldir (PSDB) foi eleito federal com mais de 270 mil votos.

PONTO FINAL

Minas lançou outro prato na sua peculiar culinária: Tomate com Pimenta. (Sobre a fruta atirada no meio da testa de Pimenta da Veiga numa carreata)