Coluna Esplanada

Pezão, no Rio: ‘Saúde é área prioritária para mim’

Leandro Mazzini

O Blog enviou perguntas por e-mail para dos dois candidatos ao governo do Rio que disputam o segundo turno: o governador Luiz Fernando de Souza (PMDB), o Pezão, e Marcelo Crivella (PRB). Eis o 'miniping' com Pezão. O de Crivella será publicado tão logo o candidato as responda.

Um primeiro ato de governo de impacto, qual será e em que área?

pezao

Foto: araruama.net

Meu primeiro ato de governo será na Saúde, área prioritária para mim. Quero visitar a Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, uma instituição que é uma referência no país e está com leitos fechados. Firmamos uma parceria com a Universidade Estácio de Sá e vamos transformar a unidade em um Hospital Escola.

Quero mostrar à população que Saúde é prioridade máxima. Esta instituição é um centro de excelência de formação profissional. É ali que encontramos médicos do gabarito de Paulo Niemeyer, Jair de Castro e Ivo Pitanguy. Quero mostrar com esse gesto que estamos empenhados em unir toda a sociedade em torno da Santa Casa.

Vamos reabrir 250 leitos até final de dezembro e pretendo reabrir todos os seus 750 leitos no próximo mandato. O trabalho na Santa Casa é uma amostra da atenção para a saúde em geral, que será uma prioridade do meu governo. Esses leitos vão ajudar no atendimento à população do Rio e contribuir para a redução das filas e do tempo de atendimento, desejos da população que também são os meus desejos.

O que vai propor de parceria imediata com o prefeito Eduardo Paes, a fim de manter uma sinergia com a capital?

A parceria que sempre tivemos com o Paes favorece importantes investimentos na área da Saúde, como o investimento na rede básica. O prefeito tem inaugurado Clínicas da Família e nós entramos com as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Vamos ampliar ainda mais esta união para atender da melhor maneira possível toda a população. Fiz isso na minha cidade, em Piraí, onde todos têm acesso a um médico de família. Quero conquistar isso em todo o Rio de Janeiro. Até 2018, em conjunto com os 92 prefeitos, serão 75 Clínicas da Família no estado inteiro.

Educação para mim também é fundamental. Nesta área, vamos continuar a avançar com a aliança de sucesso entre o estado e a prefeitura. Estamos investindo no programa Dupla Escola para o jovem sair do colégio já com uma profissão. Colocaremos nossa rede de Ensino Médio de horário integral e o Paes entrará com o Ensino Fundamental.

Sempre acreditei que manter parcerias entre as esferas estadual, municipal e federal é a melhor maneira de oferecer bons serviços à população. O cidadão não quer saber de quem é a escola, a UPA ou o hospital. Ele quer a solução e está certo nesse raciocínio. Mantenho excelente diálogo com o governo federal e apoio os municípios do estado, sem distinção. E é desta forma que continuarei a agir na próxima gestão, caso reeleito. Muito já foi feito na cidade do Rio de Janeiro baseado no trabalho desenvolvido em conjunto com o Paes e vamos continuar a avançar nas alianças que já beneficiam e continuarão a beneficiar a nossa capital.

 Aérea Social

Na área social, fortaleceremos nossa participação , ampliando as políticas de atendimento às famílias residentes nas comunidades da UPPs. Ao investir nessa parceria, estamos garantindo maior acesso destas comunidades à rede de proteção social, e também oferecendo oportunidades de formação e desenvolvimento profissional. Vamos continuar a entrar com os serviços do estado e abrir o caminho para a Prefeitura chegar com os delas, como coleta de lixo, iluminação público, naves do conhecimento.

No que diz respeito à urbanização e saneamento, continuarei a apoiar o projeto municipal Bairro Maravilha e avançar nos investimentos do nosso Bairro Novo, que leva obras de asfaltamento, calçadas, sistema de drenagem e rede de esgoto a ruas, travessas e becos de áreas ainda não urbanizadas. Estamos dando dignidade e cidadania a esses cariocas. Nossa meta é tirar a poeira, o esgoto e a lama das ruas e colocar o asfalto, a urbanização e o saneamento.

Outro eixo fundamental do meu plano de governo que mantém parceria com a prefeitura do Rio é o Programa Sena Limpa. Através desse projeto, estamos trabalhando para despoluir seis das principais praias do Rio: Praia da Bica (na Ilha do Governador, na Zona Norte), Urca, Leme, Ipanema e Leblon (Zona Sul) e São Conrado (Zona Oeste). Nossa meta é alcançar a situação de balneabilidade definitiva.

É possível um metrô para Niterói dentro de quatro anos ou investirá nas parcerias com as concessões dos transportes marítimos?

Pensamos os transportes de maneira integrada. Vamos fazer a Linha 3 do Metrô de São Gonçalo ao Centro de Niterói, onde estamos mudando o patamar das barcas. A estação Ariboia está sendo, completamente, renovada. A primeira parte já foi entregue e vamos entregar tudo novo, com salões de espera amplos e refrigerados. Vamos entregar nove embarcações novas que compramos para aumentar a capacidade e dar mais conforto e pontualidade no trecho Arariboia-Praça XV e estamos adquirindo mais quatro barcas, que servirão para a ligação com a Ilha do Governador e Paquetá. Além disso, teremos dois corredores de BRT de Manilha a Niterói, um pela BR-101 e outro pela RJ-104, passando por São Gonçalo.

Além da Linha 3 do Metrô, vamos ampliar a Linha 4, que está em construção, até o Recreio; fazer a ampliação da Linha 1, até o Méier e Madureira; e conectar a Linha 2 do Estácio à Carioca, que é um trecho importantíssimo. Outro trecho importante, cujo projeto básico já estamos contratando, é o Gávea-Carioca. E também planejamos a Linha 5, ligando a Gávea até Botafogo.

Importante destacar que também investimos no sistema ferroviário, que atende a grande parte dos moradores da Zona Norte, Zona Oeste e Baixada Fluminense. Encontramos dez trens com ar condicionado que sequer tinham sido pagos e compramos mais 120 refrigerados. Até o fim de 2015, todos os trens do sistema terão ar condicionado. Além do conforto, o número de paradas e o tempo de viagem vão diminuir com mais trens.

Vamos construir novos corredores de BRT na Baixada e Região Metropolitana para alcançar o nosso objetivo, que é garantir a todos os cidadãos o amplo acesso à mobilidade urbana. A implantação de uma rede de nove corredores metropolitanos de BRT vai integrar os municípios da Baixada Fluminense e a região de São Gonçalo, Niterói, Itaboraí e Maricá à cidade do Rio, com linhas rápidas de ônibus articulados em vias exclusivas. Os BRTs serão instalados em vias expressas, como a Via Light, Via Dutra, Niterói-Manilha, Rodovia Washington Luiz e BR-101.

Quando falo desses projetos, parece algo gigantesco e impossível de se realizar. Alguns falavam o mesmo do Arco Metropolitano. E está lá. Tiramos do papel um sonho de 40 anos da população da Baixada Fluminense. Uma via que está trazendo bilhões em investimentos privados e vai gerar milhares de empregos, principalmente, para os moradores da Baixada. Acreditamos nos projetos porque fizemos coisas concretas e mostramos que temos a capacidade de realizar.