Coluna Esplanada

Filippelli monta bancada no DF para negociar com futuro governo

Leandro Mazzini

fili

Foto: ceilandiaemalerta.blogspot.com

Quem conhece e acompanha os bastidores das articulações no Distrito Federal garante que, apesar de derrotado, o atual vice-governador do DF, Tadeu Filippelli (PMDB), começa 2015 renovado.

Filippelli tem conversado muito com deputados distritais eleitos para 'montar' uma bancada com sete parlamentares a fim de faturar uma ou duas secretarias do futuro governo – vença Jofran Frejat (PR) ou Rodrigo Rollemberg (PSB) para governador.

E qualquer um deles precisará compor, e bem, com a Câmara Distrital: até esta manhã Jofran tinha apoio de apenas 7 eleitos – Rollemberg idem. Sem maioria na Assembleia nada anda, em lugar algum do Brasil.

Bem cotado com a executiva nacional do PMDB, Filippelli não trará problemas para o partido. Sabe driblar desafetos ou ego de aliados como ninguém. Exemplo disso foi o casamento de um filho há dois anos. Em vez de bancar festa cara para mais de mil convidados ( e ter de convidar o Congresso Nacional inteiro ), saiu-se estiloso: alugou um castelo perto de Roma, a preço bem abaixo do que cobram casas de festas de Brasília, e convidou todos daqui. Foi quem pode.