Coluna Esplanada

Nos debates, Aécio afaga Marconi, que se sentia abandonado pelo aliado

Leandro Mazzini

perillo

Marconi – ele voltou a ficar de bem com Aécio. Foto: psdb.org.br

O presidenciável Aécio Neves afagou pela segunda vez, a última no debate do SBT nesta quinta à noite, o governador Marconi Perillo (PSDB), de Goiás.

O tucano citou Marconi para lembrar um programa de governo, no debate da Band, e ontem lembrou novamente o Estado administrado pelo aliado.

Há meses Marconi estava se sentindo abandonado pelo presidente do PSDB, desde que o governador se tornou alvo na CPI do Cachoeira. À ocasião, aliados de ambos citaram que Aécio evitou o governador por um bom tempo, apesar de procurado, para não ter a imagem envolvida com o escândalo.

DOS DOIS LADOS

Foram afagos estratégicos. Aécio sabe que precisa de Marconi neste momento da campanha em que disputa voto a voto com Dilma. O presidenciável tucano ganhou no Estado no primeiro turno, mas não de lavada: obteve 41,54% dos votos, contra 32,10% de Dilma e 23,90% de Marina Silva.

Na campanha do primeiro turno, surgiu um movimento MariMar – Marconi com Marina, de parte da militância tucana afeita à neossocialista.

Dilma também afagou Marconi, e isso acendeu o alerta no comitê tucano, a ponto de Aécio voar para Goiânia e marcar um compromisso de campanha junto com Marconi. É que a Eletrobrás e a Caixa avalizaram um empréstimo de R$ 1,9 bilhão para a Celg – a companhia energética do Estado – que passa por crise financeira. E como Marconi citou a presidente num programa eleitoral, na TV, boatos fortes rodaram o Estado indicando que o tucano pediria votos para a petista – ou não ajudaria Aécio.