Coluna Esplanada

Esplanadeira: os jatinhos de Lula e os jornais estrangeiros pró-Aécio

Leandro Mazzini

'Esplanadeira' traz bastidores, denúncias, dicas, análises – as curtinhas do dia no blog:

JATINHOS

Eduardo Campos é suspeito de usar caixa 2 para pagar jatinho e colocar em nome de ‘laranjas’. A PF continua a investigação, mas agora mira o PSB, claro.

JATINHOS 2

Afeito a jatinhos desde que deixou a presidência da República, Lula tem voado num avião ora fretado pelo PT, ora emprestado por um banqueiro. Quem será?

APOIO ESTRANGEIRO 

Aécio ganhou a simpatia de jornais estrangeiros. Reportagem do El Pais, por ex., rasgou elogios pela recuperação, ‘sem se apequenar quando o terremoto Marina o esmagou’.. Agora, se falasse mal….

QUE FEIO, DOUTOR

Pirapora (MG) não sofre apenas com a seca do belo trecho do rio São Francisco. A cidade anda envergonhada com as condenações e a prisão do ex-prefeito Warmillon Fonseca, por desvio de verbas. É aliado de Aécio, que quer distância do alcaide.

QUE FEIO, DOUTOR 2

Pegou mal o caso do prefeito Itamar do Prado, de Santo Antônio do Descoberto (GO), que xingou policial durante carreata porque ele parou picape cheia de gente pendurada, por perigo. O prefeito disse que conhecia sua mulher, funcionária da prefeitura, e que ela se prepare para arrumar outro emprego. A conferir.

ARREPENDIMENTO 

O federal Augusto Coutinho (DEM) até hoje está arrependido por não ter optado pela coligação de Armando Neto (PTB) ao governo de Pernambuco, pela qual teria reeleição garantida. Com medo de defender o PT, optou pela coligação de Paulo Câmara (PSB).

Como ‘ilustre desconhecido’, Coutinho sequer foi citado nos comícios pelo governador eleito. Seu primo, Mendonça Filho, foi eleito. Coutinho, não.