Coluna Esplanada

Esplanadeira: O aperto da Inframérica e o sucesso da aluna do ProUni

Leandro Mazzini

'Esplanadeira' traz bastidores, denúncias, dicas, análises – as curtinhas do dia no blog:

ALERTA, POVO!..

A Inframérica, consórcio argentino que administra aeroportos de Brasília e Natal (São Gonçalo do Amarante) é acusada de dar calote em vários fornecedores – dos pequenos aos grandes – em milhões de reais. O retorno, segundo a empresa, ainda não veio..

Segundo a assessoria: 'O saldo remanescente já está sendo pago para os fornecedores; O descompasso de pagamentos foi resultado de ajustes de cronograma de obras e estará resolvido em breve com o encerramento de todas as negociações e pagamento total da dívida; As obras seguem normalmente, considerando os recursos provisionados para todos os investimentos necessários nos dois aeroportos'. Ou seja, não existe calote.

..O ARGENTINO PAGOU

Vale lembrar que o mesmo grupo que controla a Inframérica deu um calote bilionário no governo argentino, ao pegar a concessão de aeroportos. Na melhor negociação, fez a presidente Cristina Kirchner recomprar parte da empresa para quitar a dívida.

HISTÓRIA DE VIDA

Um case de sucesso que é a cara do Brasil, pela superação de desafios. Graduada em Direito pelo Ibmec/RJ, Joice Oliveira, filha de lavradores do Tocantins, se formou com ajuda do ProUni e conseguiu um bom emprego. Agora, passou em concurso e aguarda ser nomeada Defensora Pública no Estado do Tocantins.

EM LONDRES

Acontece na quarta (22) em Londres o Fórum Financeiro Internacional, com organização da Bloomberg e da revista Relações Exteriores. Entre CEOs, a presença do professor brasileiro Marcos Troyjo, diretor do BRICLab da Columbia (NY).

PONTO FINAL

Faltam cinco dias para o circo ir embora. Mas com data agendada para voltar.