Coluna Esplanada

Perícia da PF ganha certificado internacional de qualidade

Leandro Mazzini

pf

Foto: Alexandre Magno

A Polícia Federal do Brasil conquistou ontem um selo oficial que corroborou o trabalho de anos e os investimentos pesados no seu Instituto Nacional de Criminalística (INC).

A corporação recebeu o certificado de acreditação na norma internacional ISO/IEC 17025:2005. Não só um reconhecimento pelos trabalhos desenvolvidos, como um selo de qualidade internacional que passa a atestar a excelência das provas criminais produzidas pelos laboratórios.

Em nota, a PF informa que o certificado 'representa um reconhecimento à qualidade dos laudos produzidos pela PF. A certificação faz, por exemplo, com que um laudo produzido no Brasil possa valer em outro país'.

O certificado foi avalizado após parceria com o Ministério da Justiça dos Estados Unidos, que enviou três peritos para consultoria e para acompanharem os trabalhos dos peritos criminais no Brasil. O título foi entregue pelo ministro conselheiro da Embaixada dos Estados Unidos, Andrew Bowen, ao Diretor Técnico-Científico da Polícia Federal, perito Jair Wermann.

Numa conversa com o blog, o diretor-geral da PF, dr. Leandro Daiello, comentou o avanço que o certificado representa para a corporação:

''É um avanço inestimável para nossas investigações uma vez que o combate ao crime organizado não se faz hoje sem ações de inserção e parceria internacionais. Os laudos da PF, produzido pelos nossos peritos, possuem validade internacional. O crime organizado não respeita fronteiras e essa certificação fortalece o trabalho de investigação contra a criminalidade transnacional''.