Coluna Esplanada

Crivella é potencial candidato à prefeitura do Rio

Leandro Mazzini

crivella

Foto: Célio Azevedo. Extraída do esperanto. brasilo.org

Enquanto opositores lembram mais uma derrota de Marcelo Crivella em pleitos do Rio – ele já disputou o governo em outra ocasião e também a prefeitura – o senador acumula pontos com o eleitorado e se cacifa gradativamente.

Com os 3,4 milhões de votos (44,2% do eleitorado no Estado), Crivella cacifou-se e tornou-se candidato natural à Prefeitura do Rio de Janeiro em 2016. Lindbergh Farias, o senador aposta do PT para o Estado, ex-prefeito de Nova Iguaçu, amargou um quarto lugar no primeiro turno deste ano.

Crivella tem diminuído muito ano após ano a rejeição ao seu nome, pela ligação com Edir Macedo, seu tio, e por ser bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus, criticada por parte da imprensa e por todos os adversários.

A ascensão para o segundo turno na disputa do Rio foi tida como conquista por aliados do senador. Nos pleitos anteriores que disputou, Crivella não foi ao segundo turno em nenhuma delas, e 'batia num teto' de 20% de votos.

Desta vez, não só foi ao segundo turno como derrotou um candidato forte, o ex-governador Anthony Garotinho, com quem se aliou.