Coluna Esplanada

Esplanadeira: O vaivém de jatinhos e o transporte público em dia de voto

Leandro Mazzini

'Esplanadeira' traz bastidores, denúncias, dicas, análises – as curtinhas do dia no blog:

TAKE OFF

Mal deram 18 horas ontem e começaram a decolar jatinhos com poderosos ocupantes. Todos embarcaram em São Paulo. O trio FHC, José Serra e Geraldo Alckmin foi para Belo Horizonte. Lula pegou um para Brasília, a fim de afagar a presidente Dilma.

TAKE OFF 2

Do Recife, partiram juntos num avião rumo a BH, a convite de Aécio, o governador eleito de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), o prefeito Geraldo Julio (PSB) e o presidente do PSDB de PE, Bruno Araújo (PSDB). O senador Jarbas Vasconcelos foi convidado, mas preferiu acompanhar o resultado das eleições em seu comitê eleitoral.

PETROELEIÇÃO

Enquanto o Brasil acompanhava apreensivo os resultados parciais, nas redes sociais a disputa entre militantes envolvia a Petrobras. Para petistas, Aécio privatizaria a Petrobras. Para os tucanos, a presidente leva a empresa à falência.

TRANSPORTE PÚBLICO

Do leitor Rafael Lobo, no Facebook, ontem às 16h: ‘Dilma votou em Porto Alegre e almoçou em Brasília. Minha mãe saiu para votar em Belford Roxo (RJ) antes do café da manhã e até agora não voltou. Belford Roxo é mais longe que Porto Alegre?’

PATRIOTISMO 

A brasileira Clara Bustamante viajou da Philadelphia para Nova York ontem apenas para votar em Aécio.

NATAL SALGADO  

Para sair um pouco de eleição, uma notícia ruim para a economia: a dois meses do Natal, as passagens aéreas de todas as companhias já custam os olhos da cara.