Coluna Esplanada

Janot manda recado para líderes no Congresso sobre MP dos Delegados

Leandro Mazzini

janot

Foto: EBC

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ordenou à assessoria parlamentar que visite líderes da base e oposição no Congresso para que votem contra a MP 657, a que beneficia os delegados federais e aumenta o poder da categoria nos inquéritos policiais.

Os delegados ficaram furiosos e partiram para o contra-ataque nos salões verde e azul. É mais um capítulo da briga entre promotores e delegados pelo poder de controle e condução dos inquéritos.

A assessoria de Janot nega que ele tenha telefonado para os líderes, mas informa que a assessoria parlamentar tem liberdade para atuar pelos benefícios à classe.

A MP 657, enviada pela presidência da República ao Congresso em meio à campanha do segundo turno gerou polêmica entre os delegados da PF e agentes – que cobram a tramitação da MP 650, que beneficia a carreira de policiais, peritos, papiloscopistas.

A 657 passou na comissão especial e foi aprovada no plenário do Senado. Entre outros pontos, define o cargo de diretor-geral da PF como exclusivo dos delegados federais – não havia critério claro para isso até agora, já houve militares e delegado de Polícia Civil (Romeu Tuma) como diretor da PF.

Siga o blog no Twitter e no Facebook