Coluna Esplanada

Esplanadeira: O novo comandante geral do ar e a radiografia dos catadores

Leandro Mazzini

Esplanadeira é a seção do blog com 'curtinhas' do dia

NO AR

Tomou posse na quinta-feira no Comando Geral do Ar (COMGAR) o Tenente-Brigadeiro Gerson Machado, formado na turma de 1974. Ele foi comandante dos Super-Tucanos na Amazônia e até hoje pilota os jatos.

PEITO ABERTO

O governador eleito do Mato Grosso, senador Pedro Taques (PDT-MT), questionado quanto à situação atual de transição no governo, foi sucinto: ‘Resistências foram feitas para serem superadas. E existem e são fortes’.

RADIOGRAFIA DO LIXÃO E CATADORES

capa Doutora em Serviço Social, Valéria Bastos, professora da PUC-Rio, lança o livro ‘Profissão Catador’, pesquisa que acompanhou os bastidores da remoção de Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, maior lixão da América Latina fechado em 2012.

O livro faz uma radiografia dos catadores: são mais de 400 mil no Brasil, têm baixa escolaridade, a maioria é formada por homens, negros e jovens e vivem à margem da sociedade, mas realizam um trabalho ambiental cada vez mais importante.

LUTA POR JUSTIÇA

Num país com tantas injustiças, mais esta. O STJ arquivou o processo de investigação sobre as causas da morte do pequeno Marcelo Dino, filho de Flávio Dino, cujas fortes suspeitas recaem sobre o mau atendimento do Hospital Santa Lúcia em Brasília.

O governador eleito do Maranhão não cansa da batalha por investigação por erro médico e vai recorrer ao STF.