Coluna Esplanada

MST infla fazenda ocupada de senador com peões, pedreiros e autônomos

Leandro Mazzini

Parte da nova geração de 'sem-terra' possui carro, moto e casa na cidade. Foto: vermelho.org.br

Parte da nova geração de 'sem-terra' possui carro, moto e casa na cidade. Foto: vermelho.org.br

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) recruta peões, pedreiros, lavradores e profissionais autônomos da região – alguns deles possuem casas e até veículos – para inflar o acampamento dentro da Fazenda Santa Mônica, em Goiás, de propriedade do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE).

O depoimento à Coluna é de um dos 'sem-terra', sob anonimato, que deixou serviço na região para se juntar aos militantes. Há repetidos casos na propriedade.

O MST espalha a promessa de que, quanto mais persistente e maior for a ocupação na fazenda, mais chance o INCRA terá de promover um assentamento no local.

A ocupação ocorre há quatro meses, com o forte apoio da Pastoral da Terra, da Igreja, e contou até com a simpatia de líderes políticos adversários de Eunício no Ceará.

Foto: mst.org.br

Foto: mst.org.br

Há três semanas, num discurso numa grande assembleia na fazenda, um dos líderes sem-terra avisou que 'caiu o castelo' de Eunício, e que o movimento não descarta promover ocupações em outras propriedades do parlamentar – que teria, nas contas dos sem-terra, 91 fazendas pelo Brasil.

A Santa Mônica é uma mega propriedade em Goiás cujas terras se estendem pelo perímetro rural de três cidades. Parte da propriedade é murada por quilômetros à beira de uma rodovia. Mas não é improdutiva. Tem plantações e criação de gado para corte.