Coluna Esplanada

Exército em alerta com MST e protestos

Leandro Mazzini

O Centro de Informações do Exército, núcleo de inteligência da Força, monitora com atenção redobrada as recentes e intensas ocupações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra nos Estados, e também de olho nas manifestações populares programadas para hoje, pró-governo, e para domingo, contra o Governo.

Há suspeita de que os Black-blocs e baderneiros possam se infiltrar nas três frentes – nos acampamentos e nas manifestações. Além disso, o Exército descobriu novas táticas do MST: uso de crianças e mulheres em invasões, como escudos para intimidarem eventual reação das Polícias Militares ou Forças Armadas.

Entre generais há ideia de que a qualquer hora terão de enfrentar o 'Exército Vermelho' de João Pedro Stédile. A inteligência do Exército já mapeou quem é quem no comando dos sem-terra em todos os Estados e pode trabalhar em parceria com as PMs para detê-los em caso de desordem.

Questionado sobre o monitoramento, o MST não se pronunciou. A assessoria do Exército informou que ‘pauta suas ações conforme o previsto na Constituição’, e que ‘a Força faz o acompanhamento da conjuntura nacional’.