Coluna Esplanada

OAB paulista vai julgar pedido de cassação da carteirinha de Dirceu

Leandro Mazzini

Foto: ABr

Foto: ABr

A seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil programa para até o fim do mês de abril o julgamento do pedido de cassação da carteirinha de advogado do condenado José Dirceu.

O caso arrasta-se há um ano. O protocolo foi feito pelo advogado Paulo Fernando Melo no Conselho Federal da OAB, em Brasília, e depois de meses remetido para SP, que agora analisará o caso.

Caso tenha o registro cassado, o ex-ministro poderá ser proibido de trabalhar na área. Caso não, estará liberado para atuar em escritórios advocatícios, a exemplo do que ocorreu quando cumpriu regime semiaberto em Brasília.

INFERNO ASTRAL

José Dirceu vive um inferno astral. A despeito da conquista do regime aberto – mora em Brasília numa bela casa com a família – o ex-ministro da Casa Civil no governo Lula se vê  às voltas com a Justiça, novamente, agora pelo caso do Petrolão.

Nesta semana, o vice-presidente da Engevix revelou em depoimento que pagou até R$ 1,5 milhão em consultoria para Dirceu fazer o 'open door' para a empresa em boas oportunidades em outros países. A Engevix tem grandes negócios no Brasil e a concessão dos aeroportos JK (Brasília) e São Gonçalo do Amarante (RN).

José Dirceu já negou, mas é suspeito de receber dinheiro, através de consultorias, repassado do esquema fraudulento da Petrobras através das empreiteiras que tinham contrato com a estatal.