Coluna Esplanada

Demóstenes quebra silêncio, chama Caiado de Judas e o compara a Hitler

Leandro Mazzini

Foto extraída do www.jornalopcao.com.br

Foto extraída do www.jornalopcao.com.br

reprodução

reprodução

O ex-senador Demóstenes Torres (ex-DEM), de Goiás, cujo mandato foi cassado em julho de 2012 durante a CPI do Cachoeira, por ligações suspeitas com o contraventor, decidiu quebrar o silêncio de quase três anos e atacou hoje dois ex-aliados: o governador Marconi Perillo (PSDB), e em especial o senador Ronaldo Caiado, seu ex-colega de partido.

Motivado por uma declaração de Caiado na última edição da Revista VEJA, de que é uma decepção para a política do Estado, Demóstenes desancou o senador pré-candidato ao governo em 2018. O chamou de Judas, traidor e o comparou a Hitler, Stalin e Mussolini.

Em artigo de página inteira publicado nesta terça (31) no Diário da Manhã, de Goiânia, Demóstenes titula o texto com letras garrafais: 'Ronaldo Caiado, uma voz à procura de um cérebro', seguido de uma grande foto de Caiado montado em um cavalo.

No texto, Demóstenes prioriza a sua defesa nos primeiros parágrafos, se diz inocente, cita liminares da Justiça a seu favor, admite ser amigo do contraventor Cachoeira e provoca até antigos adversários: 'Não sou como Lula e José Dirceu, não sou hipócrita'.

Revela que Caiado também faz parte do círculo de amigos de Cachoeira e que é médico de um de seus filhos. E levanta suspeitas sobre seus gastos de campanha de 2002, 2006 e 2010, citando a frase 'Siga o dinheiro'. Emenda que Caiado não está na sarjeta 'porque não tenho vocação para delator'. E ainda o acusa de ligações com a empreiteira OAS, que, segundo Demóstenes, banca suas férias todos os anos na Bahia.

O ex-senador provoca inclusive até os procuradores do Ministério Público – sua carreira profissional antes da política: 'Todos os membros do Ministério Público, que me molestam, têm um padrão de vida superior ao meu e muitos gostos idênticos'.

Sobre Marconi, diz que o governador foi salvo pelo PSDB durante a mesma CPI que o derrubou. Acusa Marconi de se utilizar do cargo para se salvar: 'Gastou uma fortuna dos cofres públicos pela absolvição'.

Atualização terça, 31, 15h35 – No melhor estilo figadal de resposta faca nos dentes & sangue nos olhos, Caiado rebateu as acusações em nota oficial no início da tarde. Chamou o ex-aliado de 'psicopata' e 'bandido'