Coluna Esplanada

Os órfãos da FAB: ministros apagados abusam de jatinhos para casa

Leandro Mazzini

Foto: FAB

Foto: FAB

A presidente Dilma Rousseff deve proibir, por força de decreto, o uso de jatinhos da Força Aérea Brasileira por sua equipe ministerial não apenas pelos altos custos envolvendo as viagens, mas ao perceber a farra que fez da FAB uma serviçal de entrega e busca em domicílio nos fins de semana.

Ministros apagados do Governo, como o paulista Afif Domingos (Micro e Pequena Empresa), o gaúcho quase demissionário Pepe Vargas (Relações Institucionais) e a catarinense Ideli Salvati (Direitos Humanos) são alguns dos que mais reservam jatinhos durante fins de semana no vaivém Brasília-Casa-Brasília.

Homem forte do Palácio do Planalto, Aloizio Mercadante (Casa Civil) também tem utiliza as aeronaves nos fins de semana para ir para São Paulo.

A maioria deles registra ''Serviço'' no controle da FAB, mas pelos destinos e pelos dias de ida e volta –  voos entre sexta e segunda – sabe-se que é para as residências e redutos eleitorais. Por prerrogativa do cargo, os presidentes da Câmara e Senado, Eduardo Cunha e Renan Calheiros, têm voado muito também nos aviões da FAB.

ALGUNS CASOS

Basta uma conferida nos planos de voos da FAB para comprovar o passeio – cenários que se repetem na maioria dos fins de semana dos últimos meses.

Na última quinta-feira (2) a ministra Ideli decolou às 18h25 com mais seis pessoas de Brasília para Florianópolis, seu reduto. Retornou para a capital federal com o mesmo grupo no domingo (5) às 20h. Também requisitou jato para dia 22 de março (domingo) da capital catarinense para  Brasília. Fez o mesmo percurso Brasília-Floripa-Brasília entre os dias 13 e 15 de março – entre sexta e domingo.

Canoas e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, são os destinos preferidos de Pepe Vargas quando quer descansar. Viajou na última quinta (2), às 19h25, da capital federal para Canoas. E voltou no domingo (5), às 17h. Levou quatro e voltou com sete passageiros na cabine. Foi um repeteco da semana anterior: fez o percurso Brasília-Porto Alegre / Canoas-Brasília entre sexta (27) e domingo (29).

Já o histórico de Afif Domingos, cargo e secretaria com status ministerial criados para agradar ao aliado PSD, não vem de hoje. Confira aqui

Na lista também por direito do cago o presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski, requisitou avião da FAB para ele e dois assessores irem para São Paulo, onde o togado mora, no último dia 26 de março.

REVÉS PARA PILOTOS

A se confirmar o decreto presidencial, os militares da FAB também saem perdendo. Muitos novos pilotos da Força aproveitam os voos demandados por ministros para aperfeiçoamento, e os experientes, para acumular horas no currículo. Alguns deles, com os anos, pedem baixa para trabalhar na aviação comercial.