Coluna Esplanada

Missão de Alves é atrair estrangeiros, com dados fracos no Brasil

Leandro Mazzini

A sombra do Poder: na imagem no painel, nota-se a silhueta do chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, quem tem mandado muito no Planalto. Foto: Marcos Brandão

''A sombra do Poder'': Henrique e Michel Temer cochicham, e na imagem no painel, nota-se a silhueta do chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, quem tem mandado muito no Planalto. Foto: Marcos Brandão

A pequena Macau recebeu 5,1 milhões de turistas apenas no primeiro bimestre de 2015, informou a Agência Lusa. O Brasil inteiro mal alcançou 5,8 milhões de turistas em todo 2013, mostram dados do Ministério do Turismo. Com a realização da Copa FIFA do ano passado, o Governo federal estima que o número tenha saltado para 7 milhões em 2014.

A atração de turistas estrangeiros é a principal missão para o novo ministro da pasta, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), em parceria com a Embratur, braço do ministério para o setor.

Nos gabinetes dos setores de hotelaria e aviação doméstica, comenta-se os dados tímidos do Brasil em comparação a outros países, inclusive os da América do Sul e também em relação aos Estados Unidos. Apenas o High Line Park, recentemente inaugurado em Nova York sobre desativada linha de trem, atrai cerca de 4 milhões de turistas estrangeiros por ano.