Coluna Esplanada

Fiscalização da CGU provoca corre-corre em cidade de Goiás

Leandro Mazzini

Vista parcial da pequena Jaraguá: pólo de confecção de jeans no interior goiano. Foto: divulgação

Vista parcial da pequena Jaraguá: pólo de confecção de jeans no interior goiano. Foto: divulgação

Esta operação já é chamada entre gabinetes de Brasília de  Conexão Conab-Jaraguá.

Apadrinhado do deputado Jovair Arantes, líder do PTB na Câmara, o ex-prefeito de Jaraguá (GO) Lineu Olímpio atualmente é diretor financeiro da poderosa Conab, reduto do PTB e do PMDB – que convivem numa discreta autofagia no bilionário celeiro. Mas de súbito as atenções do diretor se voltaram para a terra natal.

Profissionais experientes, os técnicos da Controladoria-Geral da União (CGU) se fizeram de bobos mas estão de olho no ex-prefeito de Jaraguá (GO) Lineu Olímpio (2006-2012). Mês passado ele enviou ao município o seu principal assessor, Marcos Divino, dias antes de a CGU fazer a fiscalização nas contas da prefeitura, escolhida pelo tradicional sorteio.

Divino ficou uma semana nas dependências da prefeitura em companhia de servidores e do atual prefeito, Ival Avelar (PTB), aliado de Lineu.

A CGU fez uma devassa nas contas de 10 anos para cá, e vai divulgar o resultado, em especial sobre o Centro Poliesportivo e a Passarela Lago da Moda, construídos na gestão de Lineu, e também sobre algumas obras da atual gestão e as contas da Educação e Saúde.