Coluna Esplanada

Em reunião, bancada do PSDB na Câmara defende impeachment

Leandro Mazzini

O pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff foi consenso em reunião da bancada do PSDB da Câmara dos Deputados realizada no Instituto Israel Pinheiro, em Brasília, na sexta-feira, com a presença de 29 dos 54 parlamentares.

Embora consenso, a disposição ficou dividida entre os que defendem uma peça bem embasada juridicamente, para já, e os que preferem a cautela – mas endossam o pedido. Todos se respaldam nas delações dos investigados na operação Lava Jato, de que houve triangulação de verba pública em contratos da Petrobras que pararam no caixa de campanha do PT em 2014. Além das chamadas 'pedaladas fiscais' nas contas do Governo em redirecionamento de verbas entre estatais para maquiar gastos e déficits.

A partir de hoje, os deputados vão pressionar o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a rever sua posição. Cunha tem repetido aos holofotes que não vê motivos para um pedido de impeachment. O séquito também fará agenda junto ao senador Aécio Neves, presidente do partido, e ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para convencê-los.