Coluna Esplanada

Fusão PPS e PSB avança, mas PTB com DEM desanda

Leandro Mazzini

O senador Caiado, contrário - em outras palavras, diz que o DEM caiu na real

O senador Caiado, contrário – em outras palavras, diz que o DEM caiu na real. Foto: Ag. Senado

Na mesma semana em que o PSB e o PPS anunciaram tratativas para sua fusão, a fim de consolidar a quarta maior bancada – e independente – do Congresso Nacional, desandou discretamente a união do PTB com o DEM.

Até agora as conversas, embrionárias, estão entre as cúpulas e sem participação das bases, entre o presidente do DEM, senador Agripino Maia, e a do PTB, Cristiane Brasil, deputada federal filha de Roberto Jefferson – o grande idealizador, que despacha numa cela do Rio de Janeiro, condenado na AP 470, o famigerado Mensalão.

Ocorre que a fusão é só vantagem para petebistas, porque o DEM sumiria. Parte dos mandatários e militância do DEM, antes empolgada, começa a perceber em vários Estados que não há clima. O maior desafio é como unir uma legenda de centro-esquerda com outra de centro-direita.

Contrário desde o início, o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) diz que ‘essa tese começa a perder força, porque há inclusive incongruência doutrinária entre os partidos’.

‘A fusão tem que ter objetivo, somar, crescer. Como fazer fusão sem base, sem prefeito e vereador?’, questiona o deputado petebista Ronaldo Nogueira (PTB-RS).