Coluna Esplanada

Jucá muda de ideia e critica governo da Venezuela

Leandro Mazzini

Foto: EBC

Foto: EBC

Fora de Brasília por motivos familiares, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) mandou avisar às venezuelanas Mitzy Capriles e Lilian Tintori, esposas dos opositores Antonio Ledezma e Leopoldo Lópes, respectivamente, que apresentou moção de repúdio ao Governo de Nicolás Maduro.

O presidente da Venezuela mantém os dois oposicionistas presos. As esposas visitaram o Senado em audiência pública semana passada e rodam o mundo para denunciar a violação dos direitos civis.

A iniciativa de Jucá causou estranheza às venezuelanas e seus assessores, embora tenham se calado. Anos atrás, quando Jucá era líder do Governo e foi relator da proposta de entrada da Venezuela no Mercosul, ele apoiou a entrada do País vizinho.

''A perspectiva de um veto à entrada da Venezuela no Mercosul é preocupante, pois representaria um ato de hostilidade do Estado brasileiro contra um país amigo. E acarretaria graves consequências para os interesses comerciais, industriais, políticos e estratégicos do país e do Mercosul'', disse o senador no relatório.

À ocasião, Ledezma e Leopoldo visitaram o Senado e tentaram alertar os congressistas de que os direitos humanos eram violados no governo Hugo Chávez, o que impediria a adesão da Venezuela ao Bloco. Jucá deu de ombros.