Advogado de venezuelanas: ‘racha’ na oposição é boato de governistas
Leandro Mazzini
O advogado de direitos humanos Fernando Tibúrcio, que trouxe ao Brasil esposas de Leopoldo López e Antonio Ledezma – perseguidos e presos pelo Governo Maduro, garante que ‘o racha’ interno na oposição pelo Poder no partido é boato de governistas de Dilma e simpatizantes do presidente do país vizinho. ‘Foi uma estratégia precipitada do governo, que recuou’.
Para Tibúrcio, os bolivarianos do Governo tentaram 'diminuir a importância da visita delas ao Brasil'. Tratam-se de Lilian Tintori e Mitzy Capriles, esposas de López e Ledezma, respectivamente. O primeiro, candidato a presidente, está preso há mais de um ano acusado de agitador público; o segundo, prefeito de Caracas, foi retirado do gabinete pela polícia de Maduro sob acusação de conspirar contra o Governo. Não há provas contra os dois.
'O tema da desunião foi primeiramente levantado na Comissão de Relações Exteriores do Senado pelo senador governista Lindbergh Farias e mereceu uma enfática resposta negativa da parte de Lilian e Mitzy', complementa Tibúrcio.
'Foram recebidas na terça no apartamento do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e no Palácio dos Bandeirantes pelo governador Geraldo Alckmin. Lilian ficou em São Paulo na quarta para a gravação do Roda Viva, da TV Cultura (ainda será exibido). Já Mitzy viajou a Brasília, onde foi recebida pelo senador José Serra e pelo ex-presidente José Sarney'.