Coluna Esplanada

De olho em 2018, PMDB vai reformular o programa partidário

Leandro Mazzini

Moreira Franco - ele fez um esboço em jantar no Rio. Foto: EBC

Moreira Franco – ele fez um esboço em jantar no Rio. Foto: EBC

Após duas décadas sem candidato a presidente da República, embora sempre no Poder, o PMDB prepara o esboço para o lançamento de um nome ao Planalto em 2018. Embora não aponte a intenção por ora, passa pela reformulação do programa do partido, conduzido pelo ex-ministro Moreira Franco, presidente da Fundação Ulysses Guimarães.

O anúncio das diretrizes será em setembro, quando acontecerá em Brasília o Congresso Nacional. ‘Haverá modificações, mas a base será preservada, principalmente em relação aos pontos que defendem os direitos humanos, a liberdade de expressão, os direitos dos cidadãos’, explica Moreira.

Em agosto acontece uma prévia, no encontro do partido para comemorar os 50 anos do MDB, que deu vida ao PMDB.

Moreira fez uma análise do que virá no programa num jantar no Rio, na última quinta (14), à mesa com o ex-deputado federal Aloysio Maria Teixeira e o jornalista Rogério Monteiro, ambos dos quadros do PMDB fluminense.

Nas rodinhas do Poder, a cúpula do PMDB evita falar em candidatura para não melindrar o PT (e o ex-presidente Lula). Mas há cotados: Eduardo Paes, Sérgio Cabral e Eduardo Cunha – não necessariamente nesta ordem.