Coluna Esplanada

Post de Barbosa no Twitter conota provocação ao TCU

Leandro Mazzini

Reprodução do Twitter

Reprodução do Twitter

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa provoca burburinhos entre parlamentares na noite desta terça (19) em Brasília com as últimas postagens na sua conta do Twitter, que criticam a ideia sugerida de o Congresso Nacional participar de nomeações de ministros para as cortes superiores, mas em especial porque conotam provocação ao Tribunal de Contas da União.

Barbosa iniciou a postagem com este trecho: 'Alguém se lembra de quando eu disse numa entrevista: ''o foro privilegiado é a racionalização da impunidade''? Pois bem'.

Na continuidade, o ex-ministro, hoje advogado, reclama que os parlamentares, não satisfeitos com o foro privilegiado, agora querem nomear ministros do judiciário. A sugestão foi do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Por fim, Barbosa foi direto ao ponto e aumentou a ironia: 'Não raro, quando têm prerrogativa de indicar ou nomear, os parlamentares escolhem ex-colegas, amigos, estafetas, lacaios'.

Como notório, os parlamentares têm prerrogativa institucional de indicar ministros para o Tribunal de Contas da União, um tribunal administrativo, onde desfilam hoje ex-deputados e ex-senadores.