Coluna Esplanada

PROS pode perder 70% da bancada para PL e REDE em 2016

Leandro Mazzini

Os fundadores do PROS admitem que o partido sofrerá significativa baixa na bancada com a iminente criação do PL – de Gilberto Kassab – e da REDE de Marina Silva, previstos para serem oficializados até meados do ano que vem.

Pelo menos oito dos 12 deputados já indicaram à direção do PROS que vão aproveitar a ‘janela’ para migrar de legenda, garante um cacique.

Ele fala em reinvenção do PROS, mas outros, mais céticos, acreditam no enterro do partido. Em especial porque não tem senadores, governadores, e porque perdeu o único espaço que tinha no Governo, o poderoso Ministério da Educação, após trapalhada verbal de Cid Gomes.

A despeito da crise existencial do PROS, os líderes nunca incluíram o MEC na cota do partido. Desanimaram totalmente quando Cid avisou repetidas vezes (até de público) que ele era da cota pessoal da presidente Dilma.

A esperança do PROS passa por dois planos a curto prazo: ocupar uma nova pasta na Esplanada numa eventual minirreforma de Dilma em Janeiro, e as eleições municipais.