Coluna Esplanada

Wyllys perde primeira batalha jurídica contra ex-gay em Brasília

Leandro Mazzini

dupla

O deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) perdeu a primeira batalha na Justiça contra o ‘ex-gay’ Claudemiro Soares Ferreira, a quem acusa de ‘charlatanismo, curandeirismo e estelionato’, por seu testemunho em igrejas evangélicas do DF e um curso sobre orientação sexual.

O juiz do Juizado Especial Criminal de Taguatinga (DF), cidade satélite do DF, enviou o processo 2015.07.1.010486-8 para a Vara Criminal e Delitos de Trânsito.

Questionado, o parlamentar jura que não tem nada com esse processo, mas seu nome é citado ipsis litteris nos autos. O MP do DF, aliás, a pedido do próprio deputado, já interrompeu um curso sobre orientação sexual ministrado pelo ex-homossexual.

Atualização sexta, 19/6, 19h45 – De acordo com os advogados do deputado, a situação não é uma primeira derrota porque 'houve mudança da competência para análise do caso que saiu do Juizado Especial Criminal para a Vara Criminal de Taguatinga. Isso ocorreu porque a magistrada seguiu parecer do promotor: “A soma das penas máximas em abstrato ultrapassa o limite de dois anos'

Ainda segundo a defesa, 'o deputado apenas informa ao Poder Judiciário e MP que um possível crime pode ter ocorrido. Essa decisão caberá ao Ministério Público que poderá ajuizar a ação penal cabível'.