Coluna Esplanada

Cota: Bancada feminina quer revanche na segunda votação

Leandro Mazzini

Foto: ABr

Foto: ABr

Um mico. Assim foi definida a cena na qual uma dúzia de deputadas subiu à Mesa Diretora no plenário na terça (16) à noite, para festejar a emenda aglutinativa 37 que estabelece cota feminina na reforma política. Com a reprovação, elas desceram bufando.

Fato é que a bancada feminina está uma fera, e começou uma 'caça aos bruxos' logo após a reprovação – faltaram 15 votos para atingir os 308 necessários para a emenda ser aprovada. Querem revanche na segunda votação, em julho, quando há outra chance. A emenda cria cota com percentual de vagas nos Legislativos municipais, estaduais e federal.

As deputadas fizeram a ‘lista negra’ com nomes dos colegas que se abstiveram. Marinha Raupp (PMDB-RO) e Soraya Santos (PMDB-RJ) são as matriarcas com o chicote na mão contra a ala masculina.

Ao todo, foram 293 votos a favor, 101 contrários e 53 abstenções – as atenções delas se voltam para os dois últimos quadros. Apesar dos sorrisos amarelos de quem votou contra, e das promessas de 'vou pensar' de quem se absteve, o clima ficou ruim na Casa.

Semana passada, muitos deputados já indicavam que a emenda não passaria.