Esplanadeira: Vigília antiterrorista, o treino de pilotos e o projeto verde
Leandro Mazzini
Esplanadeira é a seção das curtinhas do dia no blog:
ANTITERRORISMO
Embora tenha negado na entrevista ao Estadão, o diretor-geral da Polícia Federal sabe que é questão de soberania nacional o vazamento de qualquer informação sobre vigilância em campo. A PF já vigia sim estrangeiros suspeitos no Brasil. Em especial, no Rio de Janeiro.
Em 2007, meses antes dos Jogos Pan Americanos, o então secretário nacional de Segurança, delegado Luiz Fernando Corrêa (ex-DG da PF), revelou ao repórter que a Abin e a PF já monitoravam estrangeiros suspeitos na cidade, a pedido da Interpol.
REI DA SELFIE
Candidato potencial à prefeitura do Rio, o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) já prova da popularidade nas ruas. Foi ao Rio Design Center (Leblon) comprar presente para a mulher, e não conseguiu sossego – nem de vendedoras, nem de consumidores.
VOO SEGURO
Depois do caso do alemão kamikase da German Wings, que derrubou aquele Airbus nos Alpes, tem deputado com muito medo dos pilotos brasileiros. Takayama (PSC-PR) apresentou dois projetos: um obriga as aéreas a pagarem acompanhamento psicológico aos pilotos. O outro (já regra internacional) obriga a presença de dois pilotos na cabine.
VIDA VERDE
Sabe aquele ditado sobre ter um filho, escrever livro e plantar uma árvore? O deputado Goulart leva a sério. Apresentou PL que obriga os pais a plantarem uma árvore por cada criança nascida. Num mundo que desmata tanto, é boa ideia. É o ‘Projeto nasce uma criança, planta-se uma árvore’, idealizado pelo grupo ProVida Família.
ECOS DE ECO
Trecho do livro Número Zero, de Umberto Eco, recém-lançado, lembra o que Dilma fez há dias, sobre desqualificar delator: ‘Percebam que hoje, para contra-atacar uma acusação não é necessário provar o contrário, basta deslegitimar o acusador’.