Coluna Esplanada

Brasileiro prepara documentário sobre cotidiano e eleição na Venezuela

Leandro Mazzini

O cineasta baiano ganhou vitrine nas redes sociais com documentário sobre fuga do senador boliviano de La Paz. Foto: site pessoal

O cineasta baiano ganhou vitrine nas redes sociais com documentário sobre fuga do senador boliviano de La Paz. Foto: site pessoal

O cineasta baiano Dado Galvão e o fotógrafo paraibano Arlen Cezar preparam uma excursão à Venezuela, onde o governo de Nicolás Maduro prende jornalistas e arrebenta opositores, com o apoio de uma milícia armada popular sem qualquer preparo para lidar com conflitos, e onde já é proibido se manifestar nas ruas, com risco de morte ou detenção.

É justamente este cenário que os brasileiros pretendem mostrar num documentário que preparam por conta própria: uma Venezuela desnudada, na voz de seus próprios cidadãos, que serão entrevistados pela dupla.

Dado fez um documentário que caiu nas redes sociais e lhe deu vitrine nacional, sobre a espetacular fuga do então senador boliviano Roger Molina da Embaixada do Brasil em La Paz. O brasileiro pretende desembarcar em novembro em Caracas, e diz que pretende mostrar uma Venezuela pré e pós eleição legislativa de 6 de dezembro.

''Iniciamos mais uma jornada de trabalho cidadão e humanitário, Missão Ushuaia, Venezuela'',  informa o cineasta. ''Pretendemos dialogar com venezuelanos (as), como cidadãos e cidadãs integrantes do MERCOSUL, especialmente os jovens, observar, colaborar e documentar através das linguagens audiovisual (documentário), fotografar, o cotidiano pré e pós-eleições, anunciadas pelas autoridades da Venezuela para o dia 06 de dezembro de 2015''.

O embrião do trabalho pode ser encontrado no www.MissaoUshuaia.org ou na página homônima no Facebook.

O Blog no Twitter e no Facebook