Coluna Esplanada

TCU cerca a Infraero

Leandro Mazzini

Em processo de desmonte pelo próprio Governo federal, a Infraero, que perde gradativamente seus principais e mais lucrativos aeroportos para a iniciativa privada, ainda se vê enquadrada pelo Tribunal de Contas da União. Obrigada a realizar o Programa Especial de Readequação do Efetivo, diante do novo cenário na União, a direção da estatal compra briga com funcionários.

Pelo programa, oferece opção de funcionários de idade mínima de 40 anos, com 10 anos de casa, se aposentar precocemente. Em outras frentes, forja por conta própria um céu turbulento na sua rota: requer há mais de um ano na Justiça o despejo do Aeroclube do Brasil, em dois hangares do Aeroporto de Jacarepaguá (RJ), fundado por ninguém menos que Alberto Santos Dumont; e em meio à crise de caixa, aluga por mais de R$ 300 mil mensais (a proposta inicial era R$ 500 mil!) um hangar da falida Transbrasil, para onde quer direcionar seus funcionários bem acomodados onde hoje estão – um dos prédios é sede própria e será esvaziado.

A grita da ANEI – Associação Nacional de Empregados da Infraero começa a surtir efeito. Foi motivada pela entidade que o TCU cercou a diretoria da empresa. A Infraero respondeu no último dia 28 os requerimentos do tribunal administrativo. O diretor de Planejamento, Mauro Roberto, dá o sinal de que a cúpula começa a entender o recado da base, na explicação enviada aos ministros:

''Finalmente, devido à importância do assunto e à relevância das recomendações do TCU, principalmente no que se refere ao esforço financeiro necessário para calibrar a força de trabalho da Empresa ao novo contexto de Aeroportos sob sua administração, é importante enfatizar aos auditores a necessidade de realização de reuniões com os gestores desta Empresa, de modo a propiciar o ambiente adequado para os esclarecimentos que se fizerem necessários quanto à situação atual da Infraero e aos desdobramentos dos custos de pessoal, inclusive em relação ao enquadramento como empresa não dependente frente à Lei de Responsabilidade Fiscal''.

O trecho acima encerra o Memorando nº 10.644 enviado a Cleudes Flauzino Garcia, superintendente de Auditoria Interna da Infraero, sobre o Ofício de Diligência nº 387/2015 enviado pelo TCU, ao qual a Coluna teve acesso.