Coluna Esplanada

Cunha avalia texto jurídico de oito pedidos de impeachment da presidente

Leandro Mazzini

Com uma obsessão por cassar o mandato da adversária – e pelo visto, inimiga – presidente Dilma Rousseff, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), reuniu um séquito próximo e fiel a ele nos últimos dias e avaliou um a um dos 12 pedidos de impeachment contra a presidente protocolados na Mesa Diretora.

Resolveu descartar inicialmente quatro deles. Agora, passa um pente-fino sob olhar jurídico nos textos. Ganhou sua atenção o que aponta crime de omissão.

Cunha retomou as atividades legislativas após o recesso com uma ''sorte de iniciante'' (na presidência da Casa). Está na mira da Operação Lava Jato pelo caso suspeito de receber US$ 5 milhões em propina, mas no primeiro dia de trabalho do Congresso a PF prendeu o ex-ministro José Dirceu, e todos os holofotes e atenções foram para o petista.

Cunha manterá agenda nacional com a Câmara Itinerante, e encontros suprapartidários e com empresários. O presidente da Câmara apimenta o texto de seu discurso que fará para empresários do Centro-Oeste no próximo dia 18, no network ''Visão Capital'' do Jornal de Brasília.