Coluna Esplanada

CAR já registrou 60% das propriedades do País

Leandro Mazzini

Raimundo Deusdará: novo boletim do CAR mostra avanços nos registros.

Raimundo Deusdará: novo boletim do CAR mostra avanços nos registros. Foto de Myke Anderson

Novo boletim divulgado mostra avanços desde a prorrogação do prazo

O CAR ''é a pérola deste novo Código Florestal''. A frase foi citada pelo diretor presidente do Serviço Florestal Brasileiro, Raimundo Deusdará, durante o 2º ENECOB – Encontro Nacional de Editores, Colunistas e Blogueiros, na segunda (10) em Brasília.

O diretor Raimundo Deusdará também revelou no evento os dados do programa. Já foram cadastrados mais de 1,7 milhão de imóveis, com um total de 58,64% dos existentes no País. Deusdará alertou para o prazo do cadastramento, quem não possuir o CAR está sujeito a sanções, como ficar impedido de obter crédito bancário para produção agrícola. O prazo é até maio de 2017.

Uma pauta importante destacada é a iminente parceria com a chanceler alemã.

''O governo alemão já mantém uma parceria tradicional na área ambiental com o governo brasileiro. Vai ter um seminário florestal técnico, que antecede a assinatura de alguns atos. Basicamente a agenda está dentro do painel de mudança climática. O foco do governo alemão são parcerias nas áreas de floresta'', antecipou com exclusividade para o evento, Raimundo Deusdará.

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) foi criado em 2012 pela Lei 12.651/12. O CAR é um registro eletrônico auto-declaratório, semelhante ao imposto de renda, e obrigatório para todos os imóveis rurais.

Os dados fornecidos servem para o controle, monitoramento e a fiscalização do desmatamento das florestas e outros tipos de vegetação nativa no Brasil, como ressaltou a ministra do Meio Ambiente. Também contribui para o planejamento econômico e ambiental dos imóveis rurais, e permite mapear as floretas em áreas privadas.