Coluna Esplanada

Governo vai conceder floresta ‘filé mignon’ no Pará

Leandro Mazzini

Trecho da floresta pública de Caxiuanã, próxima a Marajó

Trecho da floresta pública de Caxiuanã, próxima a Marajó

O gerente executivo do Serviço de Concessão de Florestas do Governo, Henrique Dolabella, anunciou  que o governo vai lançar este mês o edital de concessão de extração com manejo sustentável daquela que é considerada a melhor floresta do País. Trata-se da Floresta Nacional de Caxiuanã (PA), com 175 mil hectares para exploração na região próxima a Ilha de Marojá.

No setor do meio ambiente, especialistas apontam a floresta como o ''filé mignon'' no País para a concessão, e que muitas empresas sérias já estão de olho no edital.

''É uma floresta muito rica, de uma logística excelente e vai possibilitar uma melhoria da condição econômica da área muito grande'', afirmou Dolabella no 2º Encontro Nacional de Editores, Colunistas e Blogueiros na última segunda (10).

O objetivo das concessões florestais criado em 2006 pela Lei 11.284/2006 é promover o manejo sustentável de florestas públicas por meio de uma parceria entre o setor privado e o Estado.

Dolabella afirmou que antes de conceder as terras é realizado um rigoroso planejamento de infraestrutura e colheita para minimizar o impacto ambiental. Em contrapartida do uso sustentável, os concessionários pagam valores que variam ao governo.

''Temos a necessidade de que a população da floresta seja capaz de se desenvolver economicamente. Nós estamos tentando trabalhar com alternativas que possibilitem o desenvolvimento econômico, o desenvolvimento social, mantendo a floresta em pé, mantendo o equilíbrio ambiental, para que assim a gente consiga atingir o desenvolvimento sustentável'', ressalta o gerente de Concessão Florestal.

O ENECOB teve o patrocínio da GOL Linhas Aéreas, Banco do Brasil, Kubitschek Plaza Hotel; UOL e Jornal de Brasília com media partners; e apoio da Claro, Associação dos Delegados de Polícia Federal, Associação dos Juízes Federais do Brasil e Serviço Florestal Brasileiro.