Coluna Esplanada

Com PEC na Câmara e em iate na França, cartorário ironiza vida de pobre

Leandro Mazzini

iate1

A Coluna está de posse de um vídeo (rodou no whatsapp entre amigos do personagem) de matar de inveja cartorários de todo o Brasil.

Enquanto a Câmara analisa a PEC dos Cartórios – que oficializa, sem concurso, quem já mantém um – o goiano José Augusto Alcântara, dono de cartório herdado na pequena Trindade (GO), aparece numa hidromassagem num iate de 40 pés, em Saint Tropez, curtindo a vida na Côte D'Azur na França.

Um amigo filma o Mar Mediterrâneo e Alcântara ordena, como diretor da cena: ''devagar..'' – a fim de mostrar o belo iate de um amigo e a paisagem. A câmera para no empresário, ele ergue a cerveja e ironiza: ''Tem vida mais barata, mas não presta, não!''. E gargalha.

Alcântara não foi localizado pela reportagem; Questionado sobre a data do vídeo e o teor, o filho Diogo, que cuida do cartório, lamentou a 'viralização' do vídeo e não quis comentar.

Atualizada domingo, 30, 19h15 – Neste domingo, após a ''viralização'' do vídeo divulgado no UOL, dezenas de internautas começaram a parodiar o cartorário em vídeo e fotos irônicas na web e pelo aplicativo whatsapp. Como este vídeo recebido, nesta tarde, de um jovem não identificado. Veja mais aqui 

boia

O Blog no Twitter e no Facebook

PEC NA CÂMARA

Esta semana a Câmara dos Deputados aprovou em primeiro turno a PEC 471/2005, que tramitava há anos a passos lentos, mas sob fortes lobbies de prós e contras.

A proposta legaliza a atuação dos cartorários sem concurso em todo o País – os que herdaram os cartórios por ligações familiares, sem ter passado por concurso público.