Coluna Esplanada

Com dono fora da cadeia, UTC avança em licitação da ANP

Leandro Mazzini

Pessoa, quando preso, chegando com autoridade à PF. Foto: Folha-UOL

Pessoa, quando preso, chegando com autoridade à PF. Foto: Folha-UOL

Atualização Quarta, 9, 17h – Figura central no esquema de corrupção na Petrobras, o presidente afastado da UTC, mas dono da empresa, Ricardo Pessoa, parece mandar muito ainda fora da cadeia, em regime domiciliar de prisão. E justamente no setor alvo de investigação na Lava Jato.

Ainda longe do carimbo de inidoneidade junto à União, a despeito de toda a encrenca no Petrolão, a UTC continua operando sem problemas com o Governo.

A empresa acaba de ser pré-qualificada na 13ª rodada de licitações realizada pela Agência Nacional do Petróleo para exploração de petróleo. Está na lista com outras 22 companhias, como também a Queiroz Galvão Exploração e Produção S/A.

A UTC é um dos principais alvos da Lava Jato, operação policial-judicial que já bloqueou também R$ 160 milhões da Queiroz Galvão. 

Mas as empreiteiras disputam a licitação com dois ''braços'' dos grupos, com outros CNPJs, dispostas a manter o poder dos grupos no setor de petróleo.

Print da classificação da UTC e Queiroz Galvão na página da ANP

Print da classificação da UTC e Queiroz Galvão na página da ANP

Em alguns casos, mesmo sem experiência no setor, estas empresas participam do leilão para oferecer a operação a outras parceiras. Um negócio bilionário.

De acordo com o site da própria ANP, a empresa está apta para os contratos: ''As sociedades empresárias cujas solicitações de inscrição foram aprovadas cumpriram todos os requisitos previstos na seção 4 do edital e estão aptas a participar da licitação''.

Confira aqui a lista de empresas pré-selecionadas.