Coluna Esplanada

‘UFC Chapelaria’ vira piada: base quer motorista para bater na oposição

Leandro Mazzini

taka

Virou piada nos salões do Congresso Nacional o 'UFC Chapelaria' protagonizado pelo deputado federal Takayama (PSC-PR) e pelo motorista do senador Delcídio Amaral (PT-MS), Marcos Aurélio de Almeida, o Marcão – de 2m de altura por 1m de largura.

Após discussão por incidente bobo na entrada do Congresso, o nipo-brasileiro, há muito apelidado nos corredores de 'Samurai Esquentado', deu um tapa no funcionário e foi nocauteado, indo ao chão com dois safanões pela mão pesada de Marcão.

Agora, no melhor estilo 'Te pego lá fora', os deputados da base governista brincam, veladamente, que pretendem contratar Marcão para bater também em Eduardo Cunha, Mendonça Filho (DEM-PE) e outros líderes da oposição que azucrinam o Governo.

O caso ocorreu na terça (6) à noite e até esta tarde de quinta o deputado Takayama continuava internado até esta tarde sob cuidados num hospital da capital.

Segundo relatos de funcionários do Senado, teria chamado de 'macaco' o motorista. A Polícia Legislativa ainda apura o caso.

Não é de hoje que parlamentares apanham de servidores da Casa. Há muitos anos, o esquentado cantor e então deputado Agnaldo Timóteo foi nocauteado no plenário por um funcionário do Congresso, após lhe dar um safanão por engano.

Chefe do motorista, o senador Delcídio justificou que 'Marcão é um pouco esquentado mesmo', piorando a situação. Deputados fizeram fila no microfone do plenário para protestar a agressão e as palavras do senador.

Mas Takayma também tem histórico entre colegas de ser um parlamentar de sangue quente. Há poucos anos, numa histeria, quis demitir todo o gabinete, mas recuou ao fim do dia. Semana passada, bateu boca com a deputada Érika Kokay (PT-DF). Ele, evangélico conservador, e ela feminista progressista, discordam sobre os direitos homossexuais.